top of page

Perguntas frequentes

Acesse os destaques no Instagram para mais perguntas frequentes feitas pelos alunos.

Qual o diferencial da mentoria?

A mentoria faz você fazer o que tem que ser feito. Ser bom em concursos é ser aprovado, não saber muito. Se você não tem perfil de saber MUITO sobre o Direito, a mentoria é uma alternativa para você aumentar as chances de ser aprovado. Vemos muitas pessoas finalmente cansadas do estudo passivo. Os gurus de concursos estão fazendo o que eles pedem para o aluno deles não fazerem. O sujeito passa num concurso e vai para a internet ensinar e vender um método mágico. Por que ele não faz a "base" estudando pedagogia? Porque ele sabe que não precisa, mas você precisa do PDF dele.

Alguns nunca leram um livro sobre comportamento humano na vida, contam apenas a própria história acadêmica. Na mentoria, nós fazemos o que tem que ser feito: ser bom em questões.

A mentoria foca em que critério de seleção de questões?

A mentoria utiliza vários critérios de seleção. Cerca de 12. São investidas horas e horas todos os dias selecionando as questões adequadas para os alunos. Não há apenas um aspecto. Buscamos o que é melhor para o aluno de acordo com o seu desenvolvimento, analisando vários aspectos de evolução nos estudos.

A mentoria prepara para todas as áreas e tipos de concursos? Serve para área policial?

A mentoria prepara você para todas áreas. É tudo Direito, e estudar para concursos é tudo igual. O mentor não precisa ser delegado para te ensinar a marcar uma questão de Direito Penal. Ele precisa conhecer bem as questões que tornam você apto a exercer o cargo de delegado após a prova.

A mentoria pode ser voltada para procuradorias em geral?

Para qualquer concurso. Estudar é tudo igual. A mentoria atende alunos que estudam para magistratura, defensoria, policia civil, MPE, MPF, procurador, OAB... Para se tornar procurador você não precisa aprender a ser procurador, você precisa aprender a fazer BEM o que torna você um procurador: questão.

E isso envolve muito mais comportamento humano do que intelectualismo técnico. O maior drama do intelectual acadêmico é suportar a dor da prevalência da intelectualidade prática.

Qual a meta diária de questões que os alunos fazem na mentoria?

O que for melhor para o resultado deles. Varia de acordo com cada aluno.

Por que o método da mentoria é exclusivo?

Primeiro, não é exclusivo. A mentoria não inventou nada. Segundo, a mentoria é apenas extremamente mais eficaz do que os outros métodos. Você só está lendo esse texto aqui no site pela concepção mais antiga de evolução que existe: tentativa e erro da tecnologia. 

 

Nos estudos, muitos estudantes, preenchidos pelos vendedores de fórmulas mágicas e filhos de mãe-coruja-que-nunca-se-arriscaram, não tentam praticar e por isso nunca erram. Eles têm medo de fazer questões e por isso nunca erram, mas durante esse processo estéril se mantém ocupados praticando a arte "nobre" de fazer a base-que-nunca-acaba.

 

Você não precisa ser inteligente para tomar uma decisão inteligente. Você só precisa de coragem. Isso você não aprende na faculdade. Se você quer ser inteligente, busque estar em situações que te façam melhor depois que sair delas, e isso definitivamente não vem de ler um PDF, mas sim de "tentar e errar" e ajustar o que deu errado, compreendendo que saber o que estava errado e não errar mais coloca você muito mais próximo do seu objetivo futuro.

A mentoria não prioriza base teórica. Como partir para uma discursiva só com questões?

Não existe "base teórica". As questões servem apenas de especificação do assunto que vai ser lido através dos comentários. Toda prova discursiva tem um espelho de respostas, que é igual ao comentário de uma questão.

Na mentoria você fará muitas questões, mas também lerá MUITA lei seca, MUITA teoria, MUITA jurisprudência.

Entretanto, tudo que você lerá é contextualizado no ambiente adequado de concursos públicos: questões. 

 

Todo PDF vendido constitui comentários de questão  dispostas de modo "organizado", porém de modo extremamente ineficiente, pois o fator aleatório é fundamental para o aumento de desempenho, em virtude da similaridade com a situação de prova. 

Se "base não existe" e não sei nada sobre o assunto, como irei resolver a questão?

Você sabe ler em português? Pronto. Isso é o suficiente. As questões servem para contextualizar a informação que você lerá em seguida. Aqui está o segredo. O comentário é o ponto central. Esqueça a ideia de que questão serve para avaliar conhecimento. Se você for graduado (a), você tem ALGUMA noção sobre qualquer coisa no Direito. Agora é só especificar que tipo de informação você vai reter: a suficiente para acertar questões.

Você quer saber de tudo antes de ser perguntada. Você ter humildade para saber o momento certo de saber a informação: na prova.

Quantas horas por dia preciso para cumprir as metas e direcionamento da mentoria?

Você não precisa de tempo para cumprir a mentoria, você precisa da mentoria para criar tempo para estudar. A mentoria organiza a sua rotina de estudos para que você se sinta mais funcional.

Entretanto, por questões de razoabilidade, você deverá disponibilizar, inicialmente, pelo menos 15 horas por SEMANA. As Metas não são diárias.

Dica de ouro:

  1. Tempo de sono: organização em dias (horas por dia)

  2. Tempo de produtividade: organização em semana (horas por semana)

  3. Tempo financeiro: Organização em ano (reais por ano).

A mentoria é boa para quem vai começar os estudos pra concursos do zero?

Você nunca começa do zero.

 

E sim. Quem não tem tanta bagagem irá se adaptar mais rápido ainda, pois não está condicionado com o pessimismo de pessoas que propagam a complexidade. Lembre-se de que você não está aqui para dar uma aula, escrever um livro ou fazer uma palestra. Você está aqui apenas para mudar sua vida acertando questões em determinadas provas.

É possível acumular diferentes objetivos durante a mentoria?

Sim. A mentoria vai te ajudar muito nesse objetivo. O grande segredo é mudar o foco para a "ponta" do processo (acertar questões e não aprendizado).

Toda prova é estruturada dentro do português e de uma base de fatos jurídicos que eram (deveriam) ser comuns aos milhares de estudantes que, por algum motivo, fizeram faculdade de Direito e ficaram 5 anos ouvindo uns sons que começavam com "o artigo", "o legislador...".

Portanto, independente do cargo, é tudo sobre Direito. A diferença é que agora você vai concorrer com pessoas que você ACHA que se especializaram naquilo, mas elas não cuidam nem da própria vida, imagina se especializar numa prova que elas nunca foram aprovadas. Muitas vezes, dentro da mesma área, temos diferentes matérias que até então eram incomuns àquela área, mas comum a outras áreas. O mais comum é Direito Penal, que antes não era cobrado em procuradorias, e agora é.

 

Recentemente, a PGE SP cobrou filosofia, área da magistratura.

Muitos estudantes tem percepções erradas vendidas por cursinhos que precisam que você comprem capas diferentes dos mesmos PDFs. E aí criam essa dificuldade, para vender facilidade.

 

"Ah, Léo, posso fazer tudo agora?

Não deveria. Você não quer estudar 5 anos. Existe um meio termo entre fazer tudo e fazer apenas duas ou três áreas diferentes: uma mentoria eficiente, o que traz resultados reais.

Por que a mentoria é legitima a asseverar isso? Pois a mentoria "acumula" mentorias.

 

Como não aconselhar você estudar para diferentes áreas, que é bem mais simples do que planejar o estudo para diferentes áreas? 

Qual a média de tempo de estudo para aprovação pela mentoria?

Se nós quiséssemos apenas vender algo para você, te diríamos que em 6 meses você seria aprovado.

Como nosso objetivo é tornar você um estudante melhor, afirmamos que, contratando a mentoria, você aumentará as chances de ser aprovado se um conjunto de fatores que dependem de você e outros que não dependem estiverem concatenados.

 

Isso pode demorar 3 meses a 2 anos. Porém, se fizermos de modo estratégico e bem feito o que depende de nós, aumentaremos muito as chances.

 

Foque no que depende de você. Como você será aprovado em um ano se não houver um concurso dentro de um ano? Não podemos contar com isso.

 

Assim como é muito mais fácil você ser aprovado em 1 ano se nesse 1 ano ocorrer um concurso como PGE SP com 135 vagas e ter acontecido AGU, PFN, AGE, PGF, PGM SP, no ano anterior... 

 

Não caia na "garantia" da aprovação.

Quem está há muito tempo sem estudar é eficiente contratar a mentoria?

O interessante dos concursos é: você só precisa ser melhor do que alguns que vão fazer a prova, não do que o mundo inteiro. Veja a frase.

 

Não é "o melhor", mas "melhor do que alguns". Portanto, não é o melhor do mundo concorrendo com 1 milhão de pessoas. Isso reduz muito o escopo da sua meta, o que torna factível o objetivo, ainda mais que hoje em dia muitas pessoas sequer fazem a prova, por N motivos. 90% das pessoas estão completamente perdidas. Há muito ruído na preparação.

 

Sobre o que fazer depois que você entender que ainda é possível, você faz o que faria para ser bom em qualquer coisa da vida: pratica.

 

Quando monta uma empresa, o desconhecido se apresenta, mas você "encara" e vai aprendendo com os erros. O segredo está no que você faz depois que o erro acontece. Se você procurar a correção do seu erro, você evoluiu. Se não houver dificuldade em encontrar essa correção, bingo. Você gasta 100% da sua energia enfrentando o desconhecido, nada tendo que encontrar a solução.

 

Quanto aos estudos, o desconhecido são as questões, mas elas devem ser aleatorias, lendo sempre os comentários após.

Daí, surge outro problema, sozinho você vai desistir quando começar a errar, afinal, sua vida é mto difícil para errar algo que até então você não fazia. Você quer o conforto e a falsa sensação de controle que vem da falta de desafios e exposição aos erros. O segredo para isso é se comprometer com alguém. Se a sua imagem perante outra pessoa depender do risco que você corre para alcançar seu objetivo, você faz. 

bottom of page